Como estudar para concurso

Como estudar para concurso

Como estudar para Concurso? Siga aqui 4 dicas para você estudar de forma certa!

Elo logo mini

Você decidiu que vai prestar um concurso público e está disposto a se preparar com seriedade. Como fazer isso corretamente? Os concursos hoje são muito mais disputados do que anos atrás, mas não se assuste com a relação candidato-vaga: a maioria dos concorrentes está se preparando muito mal! Elaboramos 4 dicas de como estudar para concurso para você sair na frente, estudar de maneira correta e conseguir a aprovação.

1) Faça provas antigas


Esta é a dica mais importante para sua preparação: faça muitas questões de provas antigas. Muitas mesmo. Milhares! De preferência, da mesma banca que está organizando o concurso para o qual você está estudando. Cada uma das principais organizadoras (Cesp, ESAF, FCC, FGV, etc.) tem seu próprio estilo de questões e os assuntos que são sempre cobrados.

O estudo para concursos públicos é muito particular, bastante direcionado. O conhecimento teórico é importante, porque é a base do seu conteúdo nas matérias, mas saber como responder as questões de determinada banca é o que separa os aprovados. Você vai ficar impressionado como algumas questões praticamente se repetem em provas da mesma banca, enquanto alguns assuntos, mesmo presentes no edital, são muito pouco cobrados.

Por isso aqui no Elo Concursos, todos os nossos alunos tem acesso ao nosso banco de simulados para concurso para poder sempre testar aquilo que foi estudado. Fazemos alguns simulados específicos por turmas também, onde as questões são escolhidas a dedo pela nossa equipe de professores.

2) Escolha um bom material


Como dissemos, o estudo para concursos públicos é muito particular. Por isso, a escolha de um bom material é pré-requisito para sua aprovação. Dê preferência sempre para materiais que sejam direcionados para o concurso público para o qual você está se preparando. Fuja de livros puramente teóricos ou direcionados para o público acadêmico, eles são úteis apenas para alguns tipos de concurso público.

O tipo de material varia de pessoa para pessoa. Alguns preferem livros, outros apostilas, aulas presenciais, videoaulas ou aulas ao vivo. O que importa é que seja de qualidade, elaborado por bons professores, com experiência em concursos públicos. A maioria dos aprovados opta por uma mistura de vários tipos de material, até porque, para os concursos mais concorridos, a preparação pode ser bastante longa.

3) Foco é fundamental


A terceira dica de como estudar para Concurso é foco! A preparação para um concurso público pode ser bastante trabalhosa, por isso é necessário que você decida qual será seu foco. Este pode ser um concurso que está na expectativa de abrir o edital ou, o que é mais comum, uma área mais abrangente. Exemplos de concursos similares são os certames da área Fiscal, para os fiscos estaduais, municipais e federal. Apesar de serem vários concursos diversos, elaborados por bancas diferentes, existem grandes semelhanças nas matérias cobradas.

Alguns concursos - como a própria área Fiscal, mas também para Tribunais, Gestão e Controle, Diplomacia, etc - possuem editais vastíssimos, algumas vezes com mais de 20 matérias. Se você não possuir foco e tentar se preparar para todo tipo de concurso, jamais conseguirá cobrir a maior parte do conteúdo. Pesquise a carreira, as matérias que mais caem e escolha um foco antes mesmo de começar sua preparação.

4) Revise, revise, revise!


A ânsia de cobrir todo o conteúdo de um edital pode levar a um dos erros clássicos que cometem os concurseiros iniciantes: esquecer de revisar. É melhor você cobrir, digamos, 50% do edital tendo revisado e feito exercícios, do que cobrir 80%, 90% lendo apenas uma vez.

Não superestime sua memória; é muita matéria e você vai esquecer se não revisar periodicamente! O método fica a seu critério. Resumos, anotações, fichas, exercícios, marcações nos livros… veja qual dessas formas de revisão é mais confortável e funcional para você.

Uma dica interessante é manter um calendário de revisões, para você poder agendar periodicamente quando estudará novamente uma determinada matéria. Planejamento é um dos grandes segredos para a aprovação. Por isso, todos os Concurseiros que estudam conosco tem acesso ao seu quadro de horários em que pode edita-lo e personaliza-lo como achar melhor, criando assim um hábito de estudos.

BÔNUS - Aulão de Véspera


Depois de ler esses 4 tópicos de como estudar para concurso, resolvi deixar uma última dica como bônus por você ter lido até o final. Você deve ter uma grande dúvida do que fazer um dia antes da prova. Então aqui vai a nossa última dica para sua aprovação: assista aulão de véspera! 

Sempre que você se matricular em um curso, seja presencial ou online, certifique-se de que o cursinho tomou o cuidado de preparar um aulão na véspera da prova pra você. Para esses aulões os professores se prepararam semanas antes estudando as últimas provas da banca para que no dia desta aula ele te apresente os principais tópicos que mais caem daquela matéria. Então, o aulão de véspera é muito importante para que você possa revistar tudo aquilo que foi estudado, e assim chegar no grande dia com tudo frequinho na cabeça. Aulão de véspera é, sem dúvidas, um grande diferencial no seu estudo!

Então é isso, anote essas dicas de como estudar para concurso e comece a aplica-las agora no seu dia a dia, sem esquecer da dica bônus! E você, como faz para estudar para as provas? Tem mais alguma dica de como estudar para concurso? Conte nos comentários!

Aproveite e conheça 5 estratégias para melhorar os seus estudos.

Fonte: Elo Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL