concursos públicos

concursos públicos

Concursos Públicos: 5 estratégias que farão você alavancar seus estudos

Elo logo mini

Passar em um concurso público é uma das tarefas mais desafiadoras no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), são aproximadamente 12 milhões de candidatos para cerca de 120 mil vagas existentes nos órgãos públicos do país. É necessário investir bastante tempo e muita dedicação para ingressar nestas carreiras. Os principais atrativos são os altos salários, estabilidade que a carreira oferece entre outras vantagens presentes na área dos concursos públicos.

Um ponto primordial para obter mais resultados com os estudos e alcançar a tão almejada vaga, está na intensidade do desejo do concurseiro de que aquilo se concretize. Por isso, antes de qualquer coisa, deseje fervorosamente passar em um concurso público, pensando que, para isso, você precisa ter dedicação ao aprendizado.

Existem estratégias, pensamentos e atitudes que fazem a diferença neste processo. Cada candidato acaba desenvolvendo artimanhas individuais para alavancar os estudos. Dicas para obter mais resultados no aprendizado é o que não faltam! Por isso, reunimos aqui as cinco melhores. Acompanhe:.
 

1 – Defina a área de atuação do seu interesse


A escolha por um concurso público não é simples. Existem centenas de vagas disponíveis, diferentes órgãos públicos e, ainda, vários níveis de escolaridade exigidos. Para não sair dando tiros no escuro, tentando de tudo um pouco, o melhor é definir em qual área você quer atuar: fiscal; bancária; jurídica; cargos administrativos, dentre outras. A partir daí, comece a buscar quais são os órgãos que oferecem vagas nesta área e quais as exigências acadêmicas para concorrer. Como as disciplinas variam de área para área, se você mantiver o foco em uma delas, irá concentrar as suas energias em matérias específicas e, assim, aumentar as suas chances em relação aos demais concorrentes.
 

2 – Controle a ansiedade


Já nos dias que antecedem a prova, um dos grandes inimigos dos concurseiros é a própria ansiedade. Eles querem fazer tudo rápido e estudar todas as matérias com agilidade, para dar tempo de ver todo o conteúdo. Aí mora o perigo! É preciso ter concentração na hora dos estudos para que haja compreensão daquilo que está sendo visto. A ansiedade precisa ser dosada: nem demais, a ponto de desconcentrar o candidato; nem de menos, para não procrastinar dos estudos.
 

3 – Use técnicas de memorização


Uma boa memória é uma característica necessária para quem deseja tentar quaisquer concursos públicos. Com algumas técnica, você poderá otimizar a apreensão das informações e conceitos, alcançando assim melhores resultados. Aprenda técnicas de memorização e considere até mesmo fazer um curso no assunto, caso se interesse. Você encontrará maneiras de estimular o cérebro a registrar o que está sendo estudado. Algumas técnicas ensinam repetir a leitura diversas vezes, outras sugerem associar a informação a alguma imagem mental, fazer uma rima ou, ainda, criar um significado que fique gravado em sua memória. Experimente-as para ver qual se adapta mais a você.
 

4 – Estude em grupo


Mesmo que você não esteja em um cursinho preparatório, reúna algumas pessoas para estudar juntas. O aprendizado em grupo é muito rico, favorece a troca de experiências e informações e aumenta a capacidade de apreensão das matérias. Às vezes, por meio de simples conversas, os concurseiros absorvem melhor as disciplinas e aproveitam para deixar de lado a solidão e a rotina maçante de cima dos livros.
 

5 – Pratique atividades físicas


Esta dica pode parecer fora do lugar, mas não se engane. A ciência demonstra que o exercício aeróbico aumenta a capacidade cognitiva – além de aliviar o estresse. Por isso, mesmo que seu tempo seja corrido, encontre um espaço entre os estudos e demais atividades para exercitar o corpo. Você fica em forma e, ainda, estimula o seu cérebro para o aprendizado.

O importante mesmo é manter o foco nos estudos. Para enfrentar os milhares de concorrentes e se destacar entre eles, tenha sempre concentração, dedicação, esforço e muita força de vontade. 

Se você quer apredender mais técnicas de estudos, confira nosso artigo sobre como estudar para concursos.

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL