Produtividade nos estudos

Produtividade nos estudos

Produtividade nos estudos: Conheça o método pomodoro

Elo logo mini

Dedicação e eficiência são dois pontos essenciais para todos aqueles que pretendem se dar bem nos estudos, seja para concursos públicos ou para vestibulares. Mas, como conseguir se concentrar com as notificações do celular chamando a toda hora? Sem dar aquela conferida nas redes sociais? Um dos sistemas mais utilizados para alcançar esses bons resultados é simples e não custa nada. Conheça o “Método Pomodoro” que pode auxiliar em uma maior produtividade nos estudos.

Da cozinha para a escrivaninha


O Método Pomodoro foi criado pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 e parte do pressuposto que pequenos intervalos entre atividades garantem maior foco durante o trabalho. Cirillo começou a utilizar um timer de cozinha no formato de um tomate (em italiano, pomodoro) para estabelecer intervalos rígidos de trabalho, assim como pequenos tempos de descanso.

Receita para obter bons resultados
 

O princípio do método é bastante simples. Para alcançar bons resultados você precisa seguir cinco passos concretos:

1 – Faça uma lista daquilo que precisa realizar em uma folha de papel.
2 – Ajuste seu timer (físico ou mesmo pelo celular) em 25 minutos, cada um é chamado de “pomodoro”.
3 – Trabalhe focado na tarefa até que o tempo se esgote.
4 - Ao fim do “pomodoro”, descanse por 5 minutos.
5 – A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa maior de 30 minutos.

Modo de usar as técnicas
 

A chave para que o Método Pomodoro funcione é: disciplina. Enquanto estiver no meio de um “pomodoro” não pare e nem se deixe interromper. Nada de atender o telefone, mandar um e-mail, checar redes sociais, levantar para beber água, comer ou mesmo ir ao banheiro. O princípio é que, seja o que for, pode esperar até o final do tempo de trabalho. Então, sempre que sentir que precisa fazer algo, anote na folha de papel e faça-o durante os intervalos. Outro detalhe é que um “pomodoro” não é divisível. Uma vez que se iniciou, você deve gastar todo o tempo com aquela tarefa. Caso termine antes da hora, aproveite para revisar ou fazer outras tarefas menores relacionadas.

A importância do descanso
 

De acordo com a técnica de Cirillo, o alto rendimento e o foco estão diretamente ligados à dedicação total e à eliminação de distrações. Assim, os descansos são essenciais para que tudo o que não é a tarefa seja executado. Então, não esqueça de usar os intervalos para ir ao banheiro, pensar em coisas diferentes e até mesmo dar uma volta longe do ambiente de trabalho. Esse é o segredo para que, quando você voltar aos livros, seu cérebro dar o melhor de si aumentando assim a produtividade nos estudos.

Os benefícios do pomodoro
 

Além de aumentar a velocidade com que os usuários executam suas tarefas, o Método Pomodoro é centrado também na melhoria da qualidade daquilo que é realizado. Para isso, quando for calcular o número de “pomodoros” que irá reservar para fazer algo, não se esqueça de um tempo antes para recapitular o que precisa ser feito e, no final, para revisar se está tudo completo. Entre outros benefícios da técnica estão a diminuição do estresse, o aumento da capacidade de concentração e, inclusive, a construção de uma vida mais balanceada entre trabalho, aprendizado e lazer.

O que você achou dessa técnica de estudos? Acredita que ela pode lhe ajudar nos seus objetivos pessoais? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários.

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL