Artigos
Veja também
-
12/05/2015 às 08:59
Fazer um curso online sai mais barato
-
01/05/2015 às 06:10
5 dicas para ter mais eficiência nos estudos
-
01/05/2015 às 06:08
12 erros comuns que quase todo concurseiro comete
Concursos Públicos 2015: Saiba como escolher qual prestar
Autor: Elo Concursos

Dicas para quem pretende prestar algum Concurso Público.
A dura escolha de qual Concurso Público prestar é um grande dilema para a maioria das pessoas que querem entrar para a vida pública, com um cargo estável e com ótimo salário. E o calendário previsto de Concursos Federais para este ano de 2015 são ótimo para os concurseiros.
Com tantos Concursos Públicos que são noticiados, é comum que os candidatos ficarem perdidos sobre como começar a estudar e qual concurso prestará. Os editais não têm data certa para serem publicados e é difícil prever qual deles vai sair primeiro. Por isso mesmo, o mais indicado não é fazer a preparação a partir do edital, mas antecipadamente, a partir de matérias básicas. Assim, a demora na liberação de um concurso para quem está realmente estudando representa tempo extra de preparação.
Para a realização de um concurso é necessário o cumprimento de algumas etapas: pedido de autorização ao Ministério de Planejamento ou órgão similar para concurso estadual ou municipal, se o concurso for para o executivo, concessão de autorização com informação do número de vagas, escolha da instituição organizadora (que vai também elaborar e corrigir as provas), publicação do edital, aplicação das provas, correção das provas, recebimento e análise de recursos, gabarito finais, classificação dos aprovados, homologação do concurso. A partir daí, inicia-se a contagem do prazo de validade do concurso - que é o prazo para que os candidatos aprovados dentro das vagas sejam nomeados/contratados e também, se surgirem mais vagas, candidatos em cadastro de reserva.
Segue abaixo algumas dicas para quem quer prestar algum Concurso Público neste ano, dicas da economista Simone Rocha:
1. Siga a sua vocação
Vocação: essa é a palavra chave para uma boa escolha. Se você tem uma área de formação (e gosta dela), nada melhor do que segui-la. Se você já conhece as tarefas e domina os assuntos, a adaptação será mais fácil.
Se você tem mais afinidade com a área de humanas, por exemplo, estudar para um cargo de fiscal, que exige forte base em exatas, pode ser um desafio e tanto. Encarar essa barra logo no primeiro concurso pode trazer muita frustração.
2. Não considere apenas o salário
Ter um belo salário não faz mal a ninguém, mas só dinheiro dificilmente traz realização.
Quem escolhe o concurso apenas pelo contracheque, sem conhecer as funções que vai ter que exercer no dia a dia, pode acabar se arrependendo da decisão.
Procure conversar com profissionais que exercem o cargo para entender os prós e contras e conhecer melhor a rotina que estará à sua espera.
3. Entenda as exigências da vaga
Outro ponto a ser considerado é se você está realmente disposto a cumprir todas as exigências da vaga. Alguns cargos exigem, por exemplo, a mudança de cidade. Você pode fazer as malas e partir assim que for aprovado? Se você ficou em dúvida, talvez essa não seja a melhor opção para você.
4. Informe-se sobre a dificuldade da prova
Passar em um concurso público exige muita dedicação. Por isso, antes de mergulhar de cabeça, entenda qual é o grau de dificuldade da prova e com quanto tempo de antecedência você vai ter que começar a estudar.
5. Um passo de cada vez
Uma maneira de crescer na carreira pública é subindo um degrau de cada vez. O concurso exige conhecimentos que você ainda não tem? O tempo para se preparar está curto?
Então que tal tentar ingressar em um grau inferior da carreira para só depois começar a se preparar para a posição almejada? Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e diminuir a pressão, aumentando as chances de sucesso no futuro.