Dicas de direito constitucional e administrativo

Dicas de direito constitucional e administrativo

Dicas de Direito Constitucional e Administrativo para concursos

Elo logo mini

Dicas fundamentais de direito constitucional e administrativo para os concurseiros.


O Direito Constitucional e o Administrativo, sem dúvida alguma, são cobrados em quase todos os concursos públicos. Além de serem a preocupação da maioria dos candidatos, principalmente aqueles que têm formação em exatas, pois são acostumados a cálculos do que aquelas longas leituras do Direito. Apesar de muitos argumentos de que não estão acostumados com tal matéria, os concursos públicos são assim mesmo, o candidato é obrigado a estudar assuntos que não fazem parte do seu dia a dia.

Não é por acaso que elas são as disciplinas mais cobradas em concurso, elas são de grande importância. O direito constitucional é a base, já que a Constituição é a lei maior do país e define limites e parâmetros para todas as outras leis. Além de que é imprescindível para qualquer pessoa, pois compreende o funcionamento do estado e dos acontecimentos de nosso dia a dia. Já o direito administrativo prepara o candidato para o exercício de suas futuras atividades como servidor público, assim como também dar ao cidadão o conhecimento do que é ou não permitido na esfera pública.
 

Forma de estudar:


Está sempre à mão o texto da Constituição porque toda vez que algum artigo for mencionado, o candidato precisa fazer a leitura atenta e sublinha-lo, isso facilita para as futuras revisões. Além de fazer anotações de forma organizada no texto da lei, para o candidato sempre lembrar em novas leituras.

É preciso sempre está com o candidato algum material de estudo. No caso do direito constitucional e do direito administrativo, a Constituição Federal, as leis 8.112 e 8.666 compõem o “kit mochila” e devem ser lidas sempre que houver oportunidade, aproveite o máximo seu tempo de cobra para estudar, seja em uma fila de banco, em consultórios, etc.
 

Conteúdos mais cobrados:


Em um concurso público, os conteúdos programáticos são os mais extensos possíveis, por isso o candidato precisa dar prioridade aos assuntos que costumam ser mais cobrados pelas bancas. Normalmente, o art. 5º da Constituição, o Controle da constitucionalidade relacionado à futura atividade, isso de acordo com o cargo para o qual está sendo realizado o processo seletivo de algum órgão, são assuntos comuns em concursos públicos. Já no direito administrativo, os artigos 37 a 41 da Constituição são campeões de incidência, seguidos pelas leis 8.112/90, se o caso for concurso federal e 8.666/93, que são licitações e contratos.
 

Provas do concurso anterior:


O candidato deve verificar os tópicos cobrados em editais de concursos anteriores, principalmente voltados para cargos que o candidato está em busca. Resolver as provas de concursos que já aconteceram, sendo do mesmo nível de escolaridade. Isso serve para o candidato perceber se o estudo está suficiente, se ainda faltam tópicos ou se algo deve ser aprofundado.
 

Materiais para estudo:


Muitos dos candidatos não possuem disponibilidade financeira para investir em cursos presenciais, que costumam ter um preço alto. Por isso, os candidatos podem optar por livros voltados ao direito constitucional e administrativo, existem livros excelentes que são voltados para as pessoas que desejam participarem de algum concurso público.

Outra forma que trás grandes vantagens para os candidatos, são os Cursos Online, onde o permite ao candidato maior economia de tempo e, principalmente, dinheiro. O ideal é definir horários para assistir às aulas, como se fosse um curso presencial.

Com 85% de Aprovação, o Elo Concursos tem ótimos cursos para os candidatos se prepararem para os tão disputados concursos públicos. São aulas 100% online, onde o candidato poderá assistir e reassistir as aulas quantas vezes desejar. O Elo Concursos permite que o aluno interaja e tire suas dúvidas ao vivo com os professores, em um modelo de aula mais dinâmico do que no tradicional ensino à distância. O curso ficará aberto até o momento da realização do concurso. Confira o Curso de Direito Institucional:



 
Direito Constitucional para Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL