Erros a serem evitados na Redação em Concursos Públicos

Erros a serem evitados na Redação em Concursos Públicos

Erros a serem evitados na Redação em Concursos Públicos

Elo logo mini

Erros comuns em Redação que devemos evitar para um bom desempenho.


portuguÊs para concurso
 


A Redação é uma disciplina fundamental para qualquer exame, seja ENEM, vestibulares e principalmente concursos públicos. Por isso a redação é importante para qualquer candidato, em que o mesmo deverá ter o mínimo de afinidade com a escrita e ficar atento aos erros que atrapalham o desempenho.

Este artigo mostrará erros bastante comuns (e graves) e como podemos evita-los para termos uma ótima pontuação na prova de redação em concursos públicos:

1) Utilização de gírias: É fundamental evitar gírias em uma redação, pois a riqueza de seu vocabulário é muito analisada por profissionais da língua portuguesa. Devemos diferenciar o modo que falamos (oralidade) e o modo que escrevemos (textualidade).

2) Expressões do dia a dia: Aquelas expressões que estamos acostumados, podem trazer grandes problemas se colocarmos em uma redação. Exemplos como: “a culpa é dos políticos”, “se cada um fizer a sua parte”.

3) Linguagem difícil: O que os examinadores mais desejam é que os candidatos façam uma redação simples e direta. Por isso, devamos fugir das palavras e da linguagem difícil, pois não será necessário. Um texto sucinto e de fácil entendimento é bem avaliado e costuma ceder bons pontos ao candidato.

4) Piadas: O desejo que muitos candidatos têm na hora de fazer uma redação é colocar algumas piadinhas, trocadilhos ou qualquer outra coisa que pareça que o candidato não está levando a sério.

5) Títulos só quando for necessário: Só elabore títulos para a sua redação quando eles são pedidos. Do contrário, você pode perder muitos pontos devido a essa bobagem. Fique atento e leia a prova para saber se é necessário criar um título ou não.

6) Senso comum: Adjetivações, juízo de valor e senso comum custam caro para os candidatos que insistem nisso. O ideal é que você não utilize clichês ou chavões. Concentre-se e tenha criatividade ao elaborar uma redação com soluções às questões apresentadas, para que possa obter uma boa pontuação com os examinadores.

 

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL