provas de concursos

provas de concursos (Foto: provas de concursos)

Como estudar na semana das provas de concursos?

Elo logo mini

Depois de meses de intensa preparação, está chegando a hora: você já está na semana da prova. Cada um encara essa semana de uma forma diferente. Uns preferem se dedicar apenas a relaxar, outros fazem revisões, outros estudam novos conteúdos. O mais importante, neste momento, é dar chance para o corpo e a mente estarem preparados para o grande dia.

Confira as dicas para as semanas das provas de concursos e saiba se você deve ou não manter o ritmo de estudos.


Estude, mas coloque o pé no freio
 

Não é aconselhável parar de estudar na semana das provas de concursos, mas é fundamental que se diminua um pouco o ritmo. Se você estava estudando 12 horas por dia, reduza para 8, ou até mesmo 6 horas. Agora você precisa preparar seu corpo e sua mente para o dia do exame.

É preciso deixá-los na melhor forma possível para o grande dia. Por isso, a fadiga que o estudo intenso gera deve ser aliviada.
Diminua a quantidade de novos conteúdos. Agora, o ideal é fazer revisões das matérias que você estudou ao longo da sua preparação.

Assista videoaulas de resumos, leia seu caderno e o mais importante, faça exercícios de provas passadas da banca do seu certame. Os exercícios são fundamentais na sua preparação e uma ótima maneira de revisar conteúdos.


Realize atividades relaxantes
 

Use o tempo que ganhou ao diminuir seu ritmo de estudos para atividades relaxantes, que não tenham nenhuma relação com os concursos. Caminhe, brinque com os seus filhos, assista a filmes, passeie, etc. De preferência para atividades que sejam distantes do seu ambiente de estudo. Se estudar em casa, vá um pouco para a rua.

Evite atividades físicas muito intensas, que possam gerar contusões de última hora. Por exemplo, imagina machucar a mão logo agora na reta final! Da mesma forma, evite beber álcool, que pode prejudicar a recuperação do seu corpo.


O que fazer um dia antes?
 

Estudar ou não na véspera? Essa é uma questão bastante polêmica, mas podemos dizer que é também muito pessoal. Para alguns, o melhor é se desligar completamente dos estudos e partir para a prova no dia seguinte. Já outros se sentem mais seguros se fizerem pequenas revisões dos pontos mais importantes da matéria.

O que é importante na véspera é não se desesperar, não se cansar e não estudar demais. Se você decidir por revisar alguns pontos da matéria, faça de maneira leve e tranquila. Não tente estudar novos conteúdos e evite aqueles que você teve muita dificuldade quando estava estudando. Ao invés de relembrar, você irá se estressar. Prefira matérias relativamente mais tranquilas. Se estudar, o faça apenas no período da manhã ou, no máximo, um pedacinho da tarde. Depois, vá assistir um filme, dar uma caminhada.

Coma comidas leves, evite qualquer fadiga física e tente dormir cedo. Sim, a ansiedade nem sempre deixa! Se não conseguir dormir, relaxe, leia um livro, ouça música, mas não volte a estudar. Agora é hora de descansar sua cabeça. Você já estudou o que era pra estudar.

E se mesmo com todas essas dicas você não conseguir sair pra relaxar, aqui no Elo Concucrsos fazemos Aulões de Véspera para os principais concursos. É uma super revisão de todo o conteúdo de forma leve e descontraida que com certeza vai fazer você relaxar enquanto relembra o conteúdo. Lembre-se de entrar na nossa página para saber se iremos ministrar para o seu concurso.

Se você se preparou bem, não será o estudo intenso nessa última semana que vai fazer a diferença. A maior parte do conteúdo já foi coberto, dê preferência para fazer revisões e para relaxar. O estresse pode prejudicar muito o corpo e a mente nessa reta final. Descanse, mantenha a calma e tenha certeza que a sua preparação valeu a pena!

Guia do Concurseiro

Fonte: Elo Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL