Concurso Público

Concurso Público

Concurso Público: Após a escolha, qual o próximo passo?

Elo logo mini

Você sentou, pesquisou, viu os prós e contras de cada um dos principais concursos e escolheu um para se focar. O que fazer em seguida? A escolha do concurso público é um passo primordial na sua caminhada, mas agora começam os estudos de verdade. Antes, porém, saiba o que você precisa para começar com pé direito o seu caminho para a aprovação.

Antes de seguir adiante, pegue um papel e uma caneta ou abra uma nota no seu celular. Anote essas informações para que você não se esqueça. Vamos lá?

Comunique às pessoas importantes.

O primeiro passo para quem decide fazer um concurso público é comunicar os parentes e familiares mais próximos. A caminhada nos estudos dos concursos pode ser longa e vai tomar um tempo razoável do seu dia. Você não vai virar um monge budista, totalmente isolado do mundo, mas com certeza terá que abrir mão de alguns eventos sociais.

Fale que o processo é temporário. Isso é especialmente importante com crianças pequenas, que podem não entender muito bem o motivo da diminuição do contato com você. Converse calmamente e responda a todas as dúvidas que tiverem. É importante deixar claro que o seu relativo afastamento não tem nenhuma ligação com o comportamento delas.

Tenha certeza que as pessoas realmente queridas podem até ser resistentes no começo, mas elas entenderão a importância dos estudos para você. E, de vez em quando, se dê a liberdade de curtir um pouco as pessoas queridas.

Onde estudar?

Definir o seu local de estudos é um passo importante, pois é onde você gastará boa parte do seu dia a partir de agora. Se você não tem filhos pequenos, mora em um lugar pouco barulhento e teve uma boa conversa com seus familiares, o local ideal pode ser a sua própria casa. Estabelaça um espaço próprio para isso, com uma boa mesa e uma boa cadeira. Fique atento à postura, afinal as dores nas costas podem ser uma inimiga dos concurseiros no longo prazo.

Se não for possível estudar em casa, procure as boas bibliotecas da sua cidade. Saiba que praticamente todas as universidades, inclusive as particulares, aceitam a entrada de estudantes. Até mesmo os que não estão matriculados em nenhum curso. Na maioria das vezes, basta realizar um cadastro para começar a usar a biblioteca.

Defina uma agenda.

Ter uma agenda clara de estudos, com o número de horas por dia que você vai dedicar e quais matérias vai estudar, é uma das melhores ferramentas que você pode ter. Isso porque ela lhe dá a liberdade de fazer o que você quiser, uma vez que a agenda para o dia esteja concluída. Só tome o cuidado para não chutar o balde, é claro!. Se você não tiver um planejamento desse tipo, vai acabar adiando seus horários de estudos e terá sempre a sensação de que poderia ter estudado mais.

Faça um planejamento diário, semanal e mensal, com mais ênfase nos dois primeiros. Seja realista com sua agenda. Saiba que dificilmente você consegue estudar com qualidade por mais de uma hora seguida. Por isso, planeje pequenos intervalos de 10 minutos entre as sessões de estudo.

Aumente o número de horas estudadas por dia gradativamente. Acredite, você pode até conseguir estudar 10 horas no seu primeiro dia de estudos, mas estará tão cansado no dia seguinte que não conseguirá olhar para um livro. Comece com 2, 3 horas diárias e deixe seu corpo se acostumar com a nova rotina.

Escolha seu material.

Outro importante passo antes de começar a estudar é escolher seu material. Um material com didática de qualidade faz toda a diferença. Em primeiro lugar, você deve definir qual será a base dos seus estudos iniciais: aulas presenciais, videoaulas, livros ou apostilas. Cada um tem suas vantagens.

Entre as aulas presenciais e online não há muita diferença. A vantagem das presenciais é colocar você em contato com outros concurseiros, o que é sempre positivo. E é esse clima que trazemos aqui para os nossos cursos online, afinal o Elo Concursos também é uma rede social de Concurseiros. A vantagem das aulas online é que elas podem se adaptar a sua agenda e serem vistas a qualquer hora do seu dia. Aulas presenciais e online são excelentes para os iniciantes.

Já os livros e apostilas podem até ser usados por iniciantes também, mas serão melhor aproveitados por aqueles que já tiveram uma base anterior nas matérias. Seja qual for sua escolha, opte por materiais atualizados e direcionados para concursos públicos, de preferência para o concurso que escolheu. Materiais teóricos e acadêmicos, tratarão de pontos que não caem em concursos e o farão perder tempo.

Pegue o edital do último concurso

Para você poder fazer sua agenda de planejamentos e também escolher o curso ou material para os estudos, é necessário que você baixe o edital do último concurso público realizado. Pegue esse edital e leia ele inteiro, lá contem todas as informações sobre o concurso que você quer focar. Caso tenha alguma dúvida, você pode ler nosso artigo que explica 10 termos muito usado nos editais. Após ler o edital, concentre-se onde fala sobre o conteúdo programático. Se você resolver fazer um curso online ou presencial, não se preocupe com isso pois os cursinho já terá preparado aulas direcionadas para a prova.

Vamos revisar para que você não esqueça de tudo que foi ensinado aqui, pegue agora uma caneta ou escreva no seu celular, o passo a passo do que você deve fazer:

1) Comunique às pessoas importantes
2) Escolha o local de estudos
3) Defina uma agenda
4) Escolha seu material ou curso
5) Pegue o edital do último concurso

Não perca os nossos outros artigos do Guia do Concurseiro:
 
Guia do Concurseiro Completo

Fonte: Elo Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL