concurso público

concurso público

Concurso Público: O que fazer no dia da prova?

Elo logo mini

Chegou o dia da prova! Toda sua disciplina, estudo e dedicação durante os últimos meses serão testados agora. Realmente, é uma situação que pode gerar bastante ansiedade. Mas não há razão para estresse. Veja como se preparar de forma adequada para ter uma prova tranquila e sem grandes imprevistos.

O que comer?


As duas principais recomendações sobre o que comer antes da prova são: não faça grandes mudanças em relação aos seus hábitos alimentares e não ingira comidas pesadas. Alimentos gordurosos, como as frituras, são de difícil digestão e podem prejudicar os seus níveis de energia durante a prova.

Se a prova do concurso público for de manhã, não vá de estômago vazio, mesmo que você não tenha o hábito de tomar café da manhã. Quando a prova ocorre de tarde, o almoço, que é normalmente uma refeição maior, necessita de alguns cuidados.

Novamente, evite frituras e alimentos gordurosos. Também é interessante, já que você tem tempo até chegar ao local de prova, comer com 2 horas de antecedência. Com isso, o corpo tem tempo de fazer a maior parte da digestão e você não ficará com sono durante a prova. Um cochilo pós almoço não é só permitido, como recomendável.

Também é importante comer durante a prova. Frutas e barras de cereal são boas opções, porque tem digestão mais lenta e ajudam a manter seus níveis de energia altos por mais tempo. Um chocolate para dar aquele “up” também é uma boa pedida. E, o mais importante: beba água.

Leve sua garrafinha e se mantenha hidratado. Se a água acabar, praticamente todos os locais de prova possuem bebedouros para você encher sua garrafa. Dê preferência para a água ao invés de bebidas adoçadas, que podem dar sensação de fome durante a prova.


Relaxe


Não se canse antes da prova. Alguns gostam de revisar pontos-chave. Se for fazê-lo, não gaste muita energia nesta revisão. É importante que você esteja o mais relaxado possível no momento da prova. Ouça música, faça alongamentos, medite ou faça qualquer coisa que permita que você esteja calmo e tranquilo no grande momento.

Sobre a ida para o local da prova de um concurso público, há duas recomendações importantes: Primeiro, programe-se para chegar com bastante antecedência. O estresse e o nervosismo que um imprevisto ocasiona podem arruinar as primeiras horas da sua prova. Mesmo que tenha que ficar um bom tempo aguardando, chegue antes, com todos os documentos que são necessários para realizar o certame. Em segundo lugar, evite pedir para que alguém lhe espere até o fim. Isso pode gerar uma ansiedade em terminar logo a prova.

Quando a prova é em dois turnos


Algumas provas, em geral de concursos mais disputados, são realizadas nos dois turnos. Elas podem ser bastante perigosas se você não souber dosar sua energia. Nesse tipo de prova é fundamental que você tire pequenos intervalos durante o exame da manhã para, sentado, alongar o pescoço, costas e braços. Caso contrário, ao fim do dia, é bem provável que você esteja com dores.

É difícil recomendar que você não dê tudo de si na primeira prova, mas é importante saber que não deve se estressar demais na primeira etapa ou estará muito cansado na parte da tarde.

O intervalo, em geral, dura de uma a duas horas. Não coma muito e, sob hipótese alguma, coma alimentos gordurosos. Eles lhe darão sono. Como o intervalo não é muito longo, você estará fazendo a digestão durante a prova. Descanse, faça alongamentos e se for possível, tire um rápido cochilo antes da segunda parte da prova. Estudar, mesmo que seja apenas uma revisão, pode ser estressante e acabar prejudicando sua prova.

Guia do Concurseiro

Fonte: Elo Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL