Concursos no Brasil

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Concursos no Brasil: como controlar a ansiedade antes das provas?

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Está chegando a prova! Você conseguiu criar disciplina, está estudando com afinco, mas é inevitável que bata um certo nervosismo. Como acabar com essa ansiedade? Como não deixar que ela atrapalhe a rotina de estudos? Não ficar ansioso é quase impossível, faz parte da vida dos candidatos que prestam concursos no Brasil inteiro. Contudo, ainda é possível controlar e reduzir seus níveis de estresse antes da prova. Saiba como:

Mantenha o planejamento
 

Quando o concurso está chegando quase sempre bate aquela sensação de que ainda falta muito conteúdo do edital para estudar. Não são raros os concurseiros que se desesperam e chutam o balde do planejamento.

Dificilmente você vai conseguir cobrir todo o edital, por isso é melhor manter o planejamento e estudar o que você se propôs de forma criteriosa, fazendo exercícios, resumos e revisando. Melhor fazer isso do que tentar absorver uma quantidade gigantesca de matéria.

Nosso cérebro tem um tempo e um processo para realmente guardar os conteúdos. Não adianta tentar apenas passar os olhos numa grande quantidade de matéria e achar que você lembrará de tudo no dia da prova.

É preferível estudar uma parte menor do edital com critério e paciência, mesmo que esse não seja o concurso que você vai passar. Estudando de modo correto, você se lembrará da matéria para os próximos certames.

Pare um pouquinho!
 

O nervosismo pode fazer você perder o foco. A proximidade da prova, a frustração de não acertar algum exercício ou mesmo o cansaço de muitas horas e dias de estudo pode acabar afetando a qualidade do seu aprendizado. Quando você sentir que não está rendendo, que você está disperso, estressado ou muito cansado, simplesmente pare.

Não precisa ser uma pausa muito longa. Pode ser o suficiente para uma pequena caminhada na rua, um passeio com o cachorro, brincar um pouco com os filhos, ver um episódio da sua série favorita ou dar um rápido cochilo de 20 minutos. O importante é não insistir quando o corpo não está respondendo, o que pode gerar ainda mais estresse e ansiedade.

Faça esportes
 

Essa dica vale para toda a sua preparação para concursos no Brasil. Na verdade, para a vida inteira! Mas ela será especialmente importante quando a prova estiver chegando. Faça algum esporte, de preferência diariamente. Não precisa ser nada muito intenso. Pode ser uma caminhada de uma hora, uma aula de boxe, musculação, tênis ou futebol. Qualquer esporte está valendo.

Os benefícios que a prática de esporte traz para a saúde são largamente conhecidos, mas eles também são muito importantes para o seu estudo. A melhoria no preparo físico que você terá vai ser importante para melhorar sua atenção e a duração dos seus estudos.

Além disso, quando a pessoa realiza atividades físicas regulares, libera uma série de substâncias químicas na corrente sanguínea. A endorfina, a principal delas, é um analgésico natural, relaxante muscular e ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Melhor do que qualquer remédio.

Não é caso de vida ou morte
 

Quando você está se preparando para um concurso é preciso visualizar, antes de qualquer coisa, a aprovação. É isso que lhe dará forças para estudar por horas, todos os dias. Porém, ao mesmo tempo você deve ter a consciência de que não passar em uma prova não é o fim do mundo. Sempre terão outros concursos.

Praticamente todas as matérias que você estudou poderão ser usadas em outros certames. E a disciplina e experiência que você adquiriu ao estudar para determinado concurso são coisas para o resto da vida. Estude muito, deixe as desculpas de lado e aprenda a relaxar e não se cobrar tanto.

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