concurso público

concurso público

Concurso Público - Diploma ajuda a ser aprovado?

Elo logo mini

O tema é controverso. Para o bem ou para o mal, ter um diploma, por si só, não vai lhe garantir a aprovação em um concurso público. Porém, ter uma certificação pode abrir uma variedade totalmente nova de concursos para os quais você pode se candidatar. Essa é uma informação importante: a quantidade de concursos possíveis que são abertos no país permite que pessoas, com as mais diferentes formações e acesso à educação, possam se candidatar a vagas em concurso.

Há concursos para candidatos com apenas Ensino Fundamental completo, Ensino Médio, técnicos e graduados ou pós-graduados. O que acontece é que cada vaga demandará um certo tipo de profissional e, por consequência, cada edital delimitará seus requisitos específicos para se candidatar. Vagas mais técnicas vão precisar de mão de obra mais específica daquela área, portanto, a probabilidade de ser necessário ter um diploma é maior. Mas descubra agora outros aspectos importantes da relação diploma-concurso:

A chave para passar


Naquelas seleções em que a necessidade do diploma não está prevista no edital, ele não pode te ajudar muito. Nesses casos, seu único aliado capaz de aumentar suas pontuações é você mesmo. Com disciplina e atenção aos materiais que serão cobrados, fica mais fácil alcançar seus objetivos. Em outras palavras, quando o assunto é passar em uma prova na qual você atende aos requisitos do edital, uma estratégia de estudos eficiente vale muito mais do que qualquer diploma.

E esqueça essa história de estudar para tirar pontos. Os estudos são uma forma de ter acesso ao conhecimento. O domínio da matéria e a familiarização com o conteúdo são os ingredientes que permitem que o candidato tenha jogo de cintura para responder perguntas a partir do conteúdo estudado.

O edital em mínimos detalhes


Além da dedicação para aprender o conteúdo ao invés de decorá-lo, outro toque de ouro para concurseiros é: conheça a fundo o edital de um concurso público. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas não lê os editais detidamente. Isso é um grande risco, porque tudo que está escrito no edital tem uma razão de ser e são aqueles parâmetros que podem te garantir a posse no cargo que você pretende ou te afastar do seu sonho aos 45 do segundo tempo.

Um exemplo recorrente de prejuízo que as pessoas sofrem pela desatenção em relação ao edital são os requisitos de escolaridade. Conforme já dissemos aqui, nem todos os concursos exigem um diploma, mas quando exigem, há critérios a se atender. Já imaginou passar naquela prova verdadeiramente difícil e, quase perto de ser empossado, descobrir que será desclassificado por uma questão de edital? Para evitar esse risco, esqueça a preguiça e leia o edital do concurso público inteiro, da primeira à última palavra.

Você concorda que, mais importante do que os títulos que uma pessoa tem, é o conhecimento que ela adquire? Acha que, afinal de contas, existe alguma maneira de um diploma te ajudar mesmo quando ele não é necessário? Conhece alguém que passou por alguma situação desagradável por alguma desatenção ao edital? Compartilhe suas opiniões e experiências no campo de comentários abaixo. E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog! Bons estudos!

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL