concursos públicos

concursos públicos

Concursos Públicos - Existe uma idade ideal para ingressar na área?

Elo logo mini

Um cargo público é o sonho de muitos brasileiros. Mas muitos acabam deixando de lado este sonho porque acreditam que não estão na idade certa para prestar concursos. Será que isso existe? Há uma idade ideal para começar a se preparar? Confira a resposta para essa pergunta e saiba o que diz a lei e a jurisprudência sobre as idades máxima e mínima para os concursos públicos.

Existe idade mínima e máxima?



O primeiro ponto a saber é se existem limites mínimo e máximo para alguém prestar concursos públicos. A lei 8112/90, que trata do serviço público federal, prevê que a idade mínima para se tornar servidor é de 18 anos na data da posse. Isso significa que você pode realizar a inscrição para o concurso e até mesmo fazer a prova sendo menor de idade, mas deverá ter 18 anos completos na data da posse.

Quanto à idade máxima, essa já foi uma questão bastante polêmica. Atualmente ela está definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No passado, era comum concursos definirem idade máxima para seus candidatos tomarem posse, mas hoje isso só pode ser feito caso o cargo demande maior “vigor físico”. Assim, o cargo de agente da Polícia Civil pode exigir uma idade máxima para tomar posse do concurso, mas o de professor, por exemplo, não.

Qual é a idade ideal para começar?



Não existe idade ideal e isso pode ser visto nas listas de aprovados para os principais concursos de todo o Brasil. Em certames concorridos de nível superior, como o da Receita Federal, por exemplo, você vai encontrar desde recém-formados na Graduação com vinte e poucos anos até profissionais de carreiras consolidadas que decidiram embarcar no mundo dos concursos.

No caso de concursos de nível superior, existe a ideia de que seria mais fácil para um recém-formado fazer as provas, porque a matéria está “mais fresca” na memória. Isso, em geral, é um equívoco. O conteúdo da maioria dos concursos é bastante específico e exige material de estudo próprio. Na maioria das vezes, a abordagem é bastante diferente do que se aprende na escola e na faculdade.
Desde que tenha acesso a boas apostilas, cursos de preparação e vídeo-aulas, qualquer candidato poderá aprender as matérias exigidas no edital. Dê sempre preferência para materiais direcionados para concursos públicos, que lhe ensinarão os conceitos mais cobrados e a forma em que eles aparecem nas provas.

Mas eu não estou velho demais?



Uma preocupação comum é a daqueles que já estão numa idade mais avançada e acreditam que não têm mais possibilidade de realizar concurso público. Acredite, isso é balela! Existem histórias de candidatos de todas as idades que passaram em concurso público, a idade avançada definitivamente não é um empecilho.

Como vimos, a idade quase nunca é um obstáculo para aqueles que querem fazer concursos públicos. Desde que você tenha no mínimo 18 anos na data da posse e não esteja concorrendo a uma vaga que exija “vigor físico”, você poderá prestar concursos em qualquer idade. Além das qualificações exigidas no edital o pré-requisito para qualquer um que queira se tornar um concurseiro de sucesso é: estude!

Esqueça as desculpas, não existe idade certa para começar a estudar. A hora é agora!

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL