Direito: Porquê é o curso favorito dos jovens indecisos?

Elo logo mini

Todos os anos no Brasil formam-se aproximadamente 100 mil bacharéis em Direito, número surpreendente em relação a outros cursos. Estima-se ainda um crescimento desse dado para os próximos anos.

O amor à profissão, o sonho de criança e a satisfação profissional foram substituídos pela razão e pela amplitude de oportunidades que a área traz não só aos recém-formados, mas também aos graduandos, uma vez que existe uma vasta gama de estágios em diversas áreas administrativas. Além disso, e principalmente, já com o diploma há a possibilidade de concorrer em mais de 100 mil vagas públicas da área jurídica em todo Brasil. Aos que precisam decidir, se ainda resta alguma dúvida: faça Direito.

Tudo perfeito, certo? Errado. A realidade prova algo um pouco mais complexo. Os cursos de Direito no Brasil, que na sua maioria oferecem um ensino de péssima qualidade, colocam os estudantes contra a parede logo após a formação.

O retrato do descaso em relação ao nível dos cursos está claramente traduzido nos últimos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, nos quais dos quase 120 mil inscritos, apenas 9% obtiveram aprovação. Desta forma podemos concluir que é muito fácil fazer um curso de Direito "nas coxas", em algumas instituições onde a média de notas é 5. As dificuldades vêm depois, com os exames da OAB, os concursos públicos e o próprio dia-a-dia do profissional jurídico. Assim, aqueles que fizeram melhor proveito do tempo em que estiveram na faculdade, com interesse e verdadeiro preparo para as provas - e não somente para alcançar a média - certamente terão mais facilidade em obter sucesso profissional.

Fonte: Deodato Neto

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL