Concurso Delegado/PB: Certame está autorizado

Polícia Civil/PB

Seleção é necessária para cobrir 190 delegados e 500 policiais civis que estão para aposentar

De acordo com o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil na Paraíba, Steferson Nogueira, informou em entrevista que o número de delegados e policiais civis deve diminuir por conta da aposentadoria de boa parte do efetivo. Nogueira disse que 60% dos delegados e 500 policiais vão aposentar em breve no Estado.

Por esse motivo, o Nogueira cobra a abertura de concursos públicos e realçou a importância atualizar o quadro da Polícia Civil do Estado. “Temos uma situação crítica na Polícia Civil. Precisamos de concurso público. É bom haver uma oxigenação, porque temos 190 delegados para se aposentar, 60% do nosso quadro. Quase 500 policiais civis estão aptos a se aposentar. É preciso reoxigenar os quadros para que a Polícia continue prestando um bom serviço à população.” relata.

O último concurso para Delegado de Polícia foi organizado pela Cespe/UnB em 2008 e ofertou 1162 vagas. Havia oportunidades também para cargos Perito, Agente, Escrivão, Papiloscpista, Técnico em Perícia, Necrotomista e Motorista Policial.

A exigência do concurso foi o diploma de ensino superior completo de bacharel em Direito em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, prova discursiva, prova de capacidade física, avaliação médica, exames laboratoriais, avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social e curso de formação.

O conteúdo da prova objetiva contou com conhecimentos em português, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, legislação complementar, direito civil, direito processual civil e medicina legal. Como também realizar uma redação sobre direito penal e direito processual penal.

Na época o salário inicial era de R$4.822,54. Hoje o valor da remuneração é de R$8.900,00.

Edital Concurso 2008