Conheça a banca Funcab

FUNCAB

Saiba tudo sobre a banca organizadora Funcab

A banca organizadora Funcab, Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt, promove diversos concursos de órgãos estaduais e municipais. O patrono da Fundação é o médico ortopedista Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva, nascido em 29 de abril de 1926, na cidade de Niterói/RJ, onde é a sede da banca.

Curso de Português

A Fundação já realizou certames como:

  • Polícia Civil do Estado do Pará,
  • Polícia Civil no Estado do Acre,
  • Prefeitura do Espírito Santo,
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Agência Nacional de Saúde (ANS).

Por ser uma banca menos conhecida oferece parceria com órgãos públicos e privados e desenvolve pesquisas, cursos, apoio técnico e profissionais especializados. Além de promover cursos, seminários, palestras, eventos esportivos, culturais, artísticos e de entretenimento, e elaboraração de material técnico-pedagógico e de apoio.

As provas objetivas são de múltipla escolha, geralmente com 100 questões que versam sobre o conteúdo programático previsto no edital de cada concurso. As questões não são tão complexas como em outras bancas, mas exigem memorização, interpretação de imagens e textos curtos.

Para se dar bem com a banca, o concurseiro precisa dominar o raciocínio lógico, português e noções de direito. As questões de língua portuguesa cobram mais gramática, como por exemplo sinonímia, coesão referencial e sequencial e o uso das conjunções. Nas questões de direito é preciso estudar o que foi cobrado em outras seleções.

Direito Administrativo

Quanto aos requisitos do ato administrativo, responda a alternativa correta.
a) A forma é elemento vinculado do ato administrativo, decorrente do princípio da solenidade, podendo ser exteriorizado de forma escrita, que é a regra, por sinal luminoso e mesmo por sons e gestos.
b) A lei deverá determinado a forma de exteriorização do ato, podendo prever mais de uma forma, sendo que a ausência de forma do ato administrativo importa na sua ineficácia, embora seja perfeito ou existente e válido.
c) A forma é elemento essencial ao ato, uma vez sendo desrespeitada a forma prescrita em lei o ato é inexistente.
d) A forma do ato administrativo decorre do princípio da liberdade das formas, trazido do direito civil.
e) A forma é elemento não essencial ao ato administrativo, sendo o seu vício sempre insanável.

Resposta: A

Arquivologia

Os documentos estreitamente vinculados aos fins imediatos (administrativo, fiscal, legal) que determinaram sua produção ou recebimento no cumprimento de atividades e se encontram junto aos órgãos produtores/acumuladores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados por eles, estão em arquivo:
a) permanente ou 1ª idade.
b) intermediário ou 3ª idade.
c) corrente ou 1ª idade.
d) corrente ou 2ª idade.
e) permanente ou 3ª idade.

Resposta C

Direito Constitucional

Este princípio teria se desenvolvido no Tribunal Constitucional Alemão a partir da cláusula constitucional do Estado de Direito, consagrado no Brasil como Estado Democrático de Direito. Desta forma, o Estado, na sua atuação, deve respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos, o ordenamento jurídico, jamais agindo com excessos, de forma arbitrária. O citado princípio é também chamado pela doutrina alemã de proibição do excesso. Esse enunciado refere-se ao princípio da(o):
a) devido processo legal.
b) legalidade.
c) segurança jurídica.
d) proporcionalidade.
e) razoabilidade.

Resposta D

Maria, gestante de feto anencéfalo, pretende a obtenção de autorização judicial para realização de aborto. O Juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. Pretende, agora, manejar um remédio constitucional para evitar o cometimento de crime. Para tanto, deverá demandar por meio do seguinte instrumento:
a) ação popular.
b) habeas corpus.
c) habeas data.
d) mandado de segurança.
e) mandado de injunção.

Resposta B