Conheça o Instituto AOCP

AOCP

Saiba tudo sobre o Instituto AOCP

O Insituto AOCP é uma associação civil de caráter organizacional que desenvolve projetos na área da educação, seja em cursos, concursos, pesquisas e ação comunitária. É uma banca organizadora confiável, com 13 anos de experiência em concursos municipais, estaduais e federais.

Curso para Concurso Português

Mesmo tendo menos tempo no ramo, a banca é reconhecida em todo o Brasil e realiza grandes concursos como por exemplo da polícia militar, TRT, prefeituras, câmaras, universidades, para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e outros. Apenas na região Nordeste que a organizadora não possui muita atuação.

As provas sempre são elaboradas para a área de atuação do cargo e costumam ser de múltipla escolha. Em alguns certames também podem ser cobrados a elaboração de textos. As provas possuem semelhança com as da banca organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC).

O candidato além de estudar os conteúdos previstos no edital, também precisa conhecer o perfil da banca organizadora do certame. E a melhor maneira de se preparar para os concursos organizados pelo Instituto AOCP é realizar as provas das últimas seleções.

O instituo AOCP é uma banca que vem ganhando força e realizando diversos concursos. Conhece como costuma cobrar a banca em suas questões

Português

Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras está de acordo com a ortografia oficial e com as regras de acentuação gráfica das palavras da Língua Portuguesa.
a)
Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatologicas.
b)
Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
c) Por pscicopatologia compreende-se o ramo da psciquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pscicopatológicas.
d) Por psicopatologia comprende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
e) Por pisicopatologia comprende-se o ramo da pisiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pisicopatológicas

Resposta: B

Direito Constitucional

De acordo com as disposições insculpidas pelos dispositivos constitucionais, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Nesse sentido e relativamente à obrigatoriedade do alistamento eleitoral e do voto, a Constituição Federal determina que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os
a) maiores de dezesseis anos.
b) maiores de dezoito anos.
c) maiores de vinte e um anos.
d) analfabetos.
e) maiores de setenta anos.

Resposta B

De acordo com a orientação constitucional, é correto afirmar que os Municípios
a)
podem estabelecer cultos religiosos ou igrejas, exceto se for para subvencionar-lhes e participar do funcionamento, conformando uma aliança municipal.
b)
não podem estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
c)
devem deixar de estabelecer cultos religiosos ou igrejas, desde que organizem seu funcionamento e mantenham com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.
d) devem promover distinções entre os brasileiros, deixando de criar preferências entre eles.
e) necessitam rechaçar fé aos documentos públicos.

Resposta: B

Direito Penal

De acordo com o Código Penal, o agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza,
a) terá sua pena reduzida de um a dois terços.
b) só responde pelos atos já praticados.
c) terá sua pena reduzida à metade.
d) fica excluída sua culpabilidade.
e) fica isento de qualquer penalidade.

Resposta B

De acordo com o Código Penal, o erro sobre a ilicitude do fato,
a) se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço.
b) é inescusável.
c) se inevitável, diminui a pena de um sexto a um terço; se evitável, será inescusável.
d) se inevitável, exclui a tipicidade; se evitável, exclui a ilicitude do fato.
e) reduz a pena à metade.

Resposta: A

Diante das disposições da Lei 4.898/65 que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, considerando a hipótese de um policial militar em serviço praticar contra um cidadão (civil) qualquer atentado à liberdade de locomoção, assinale a alternativa correta.
a) Tendo em vista que os crimes de abuso de autoridade são considerados hediondos, o policial militar pode ser condenado à pena de prisão, sendo-lhe vedada a progressão de regime.
b) Este delito de abuso de autoridade admite tentativa.
c) Nesta hipótese de crime de abuso de autoridade, a ação penal deve ser privada, ou seja, procede-se mediante queixa.
d) Embora o agente ostente a qualidade de policial militar, a competência não será da Justiça Militar, mas sim da justiça comum.
e) Sendo condenado pelo abuso de autoridade, as eventuais penalidades civis e administrativas não poderão ser aplicadas.

 

Resposta D

 

Para mais informações sobre outras bancas e outros concursos em geral, acesse nosso blog e descubra