Tudo sobre a banca Consulplan

banca consulplan

Conheça a banca organizadora Consulplan e inicie sua preparação

A Consulplan é uma empresa privada fundada no ano de 1996 em Muriaé/MG para organizar e aplicar concursos públicos em todo o país. A banca já organizou concursos de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Correios, IBGE, Chesf, Embrapa e outros.

Os exames elaborados pela Consulplan são bem didáticos e não exigem muito conhecimento das atualidades. As perguntas possuem textos pequenos, o que não exige muita leitura do candidato. As questões versam sobre os conteúdos contidos no edital e possui costume de cobrar os conceitos básicos de cada matéria, o que exige mais memorização do candidato.

A característica mais marcante das provas da Consulplan está nas provas de Português porque apresenta textos bem selecionados e questões claras, com textos retirados de jornais ou poemas. Não costuma usar imagens ilustrativas para que o candidato faça uma interpretação.

Na parte de direito costuma cobrar a lei seca, com cópias literais da Constituição Federal, tanto em direito administrativo, quanto no constitucional. Mas, o candidato não precisa ter conhecimentos sobre a doutrina ou jurisprudência para conseguir acertar as questões. Já as questões de informática são fáceis de serem respondidas, porque versam sobre o uso diário do computador.

A Consulplan tem realizado diversos concursos no país inteiro, portanto fique ligado em como estão sendo cobradas as questões.

Direito Penal

Mulher que foi vítima de lesões corporais perpetradas por seu marido, firmou representação perante a autoridade policial e requereu medidas protetivas previstas na Lei 11.340/06. O Juiz, na análise das medidas protetivas requeridas, poderá determinar, EXCETO:
a) Afastamento da ofendida do lar conjugal.
b) Revogação das procurações conferidas pela ofendida ao agressor.
c) Prestação de caução provisória, mediante depósito judicial.
d) Proibição temporária de celebração de atos e contratos de compra, venda e locação de propriedade em comum.

Resposta: B

Acerca das medidas de segurança, assinale a alternativa correta:
a) As medidas de segurança aplicam-se no caso de prática de contravenção prevista na Lei nº 3.688/41.
b) O réu deve ser absolvido e aplicada medida de segurança, caso seja constatada a inimputabilidade por doença mental superveniente à prática do fato.
c) As medidas de segurança de internação ou tratamento ambulatorial, quanto aos réus inimputáveis, são aplicáveis por prazo determinado de 01 a 03 anos.
d) Após a aplicação de medida de segurança de tratamento ambulatorial poderá ser determinada a internação, no processo de execução, se o acusado praticar novo crime.

Resposta: A

Direito Civil

Acerca do testamento, assinale a alternativa correta:
a) Se o testador não souber, ou não puder assinar, o tabelião ou seu substituto legal assim o declarará, assinando, neste caso, pelo testador, e, a seu rogo, um dos herdeiros.
b) O erro na designação da pessoa do herdeiro, do legatário, ou da coisa legada anula a disposição, ainda que pelo contexto do testamento, por outros documentos, ou por fatos inequívocos, se puder identificar a pessoa ou coisa a que o testador queria referir-se.
c) A revogação do testamento poderá ser lavrada por qualquer Tabelionato de Notas, de livre escolha do testador, sem qualquer vinculação à serventia em que tenha praticado o ato a ser revogado.
d) O testamento cerrado não pode ser escrito em língua estrangeira.

Resposta: C

 

Nos termos do Código Civil, relativamente a condomínio, NÃO constituem deveres do condômino:
a) Não realizar obras que comprometam a segurança da edificação.
b) Não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.
c) Contribuir para as despesas do condomínio e apenas na proporção das suas frações ideais.
d) Dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Resposta C