Cespe UnB Concursos: Conheça mais sobre a banca mais temida

Elo logo mini

Você conhece a Banca Cespe UnB? Entenda mais sobre essa organizadora de concursos

cursos básicos para concurso

 

Para ser aprovado em concurso público, você deve estudar e muito, mas também um outro fator que muitos candidatos deixam de lado é conhecer o estilo da banca examinadora. E essa etapa é ainda mais evidente quando você faz algum concurso realizado pela banca Cespe UnB.

O Cespe/UnB é nome dado ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), popularmente conhecido como Cespe.  Ele cuida da organização de todo o concurso, edital, prova, questões, correções e detalhes do concurso. A Instituição foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidenta Dilma Rousseff.

Os serviços do Cespe/UnB são contratados por meio de celebração de contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), sem a necessidade de procedimento licitatório. Ela é sem dúvidas uma das maiores bancas organizadoras do país. Só entre 2010 e 2012, o CEspe/UnB realizou quase 150 concursos com mais de 5 milhões de inscritos em todos os estados e em diversas áreas.

Como são as Provas da Cespe/UnB?


Normalmente, nas questões elaboradas pela Cespe/UnB, o candidato deve marcar a resposta certa ou errada. Há questões de múltipla escolha com cinco alternativas. As assertivas das questões de certo ou errado são analisadas individualmente e cada erro anula um acerto o que faz dessas questões as mais temidas pelos candidatos. E claro, por esse motivo, nunca tente "chutar" as questões da Cespe!

A famosa "decoreba" nesse caso também não funciona, pois muitas vezes mudam apenas uma palavra na frase, deixando a assertiva errada. Isso faz com que os candidatos tenham um conhecimento real da matéria e não apenas memorizar. A Cespe costuma também cobrar um raciocínio mais analítico e que exijam uma boa capacidade de interpretar dados e de gráficos.

Uma das pegadinhas que ocorrem nas provas da Cespe/UnB é a apresentação de argumentos solidamente estruturados para justificar assertivas erradas, podendo induzir o candidato a marcar como certo um item definitivamente errado.

Qual a melhor forma de estudar para o Cespe/UnB?


Por ser uma prova diferenciada, o candato deve recorrer a simular muitas vezes, durante os seus estudos, a situação da prova. As questões da Cespe UnB são longas e complexas, muitas vezes exige até a multidisciplinaridade, portanto controlar o tempo e simulados fará com que você aprenda a administrar bem o seu tempo durante o concurso. Isso te deixará com um grande diferencial perante os outros candidatos.

Como outras bancas, o Cespe não costuma colocar todo o conteúdo do edital. Eles dão preferência para conteúdos cobrados em concursos anteriores. Portanto, pegue as últimas provas da banca e coloque-as nos seus estudos. Você vai se surpreender quando for fazer um concurso e encontrar na sua prova questões que você já resolveu.

Como já falamos anteriormente, nas provas da Cespe não é recomendado "chutar" pois os erros anulam os acertos. Para deixar mais claro, caso você "chute" e acerte metade das questões e erre a outra metade, a sua nota é zero, pois todos os erros anularam os acertos. Parece bobeira, mas é bom explicarmos, existe uma lenda nas redes sociais disseminado por pessoas que gostam de deixar as outras preocupadas.

Elas dizem que se você errar mais do que acertar, você fica com pontos negativos e com isso fica "devendo" pontos no próximo concurso que fizer. É claro que isso não existe! Cada concurso é um concurso, cada edital é feito de forma independente de outras provas que a banca tenha feito. Então fique tranquilo, isso é só mais uma bobeira da internet.

É bom explicarmos também, que as provas da Cespe, na verdade, possui 3 tipos de respostas: certo, errado e deixar em branco. Se você deixar uma questão em branco, você não ganha nem perde ponto. E é nessa hora que ao invés de chutar, a melhor opção é você deixar em branco. Marque como certo ou errado apenas as questões que você tem absoluta certeza, não arrisque os pontos que você já ganhou.

Portanto, na sua próxima prova da Cespe/UnB, lembre-se das nossas dicas e lute pela sua aprovação!

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL