Conheça o perfil das Bancas do Concurso Banrisul: FDRH e Fundatec

Elo logo mini

Três bancas gaúchas costumam concentrar grandes números de provas, são elas: Fundatec, FDRH e Faurgs.

Concurso banrisul


Conheça um pouco seus estilos e perfis em suas provas:
 
  • Disciplina Português
FDRH, Fundatec e Faurgs:   
As 3 bancas são bem apegadas à gramática, exigindo dos candidatos o domínio sobre as regras e determinações gramaticais. Elas costumam cobrar menos interpretação de textos, mas, em compensação, o nível de dificuldade é superior por serem mais subjetivas. Essa característica se faz mais forte nas provas da Faurgs.
 
  • Disciplina Legislação
FDRH, Fundatec e Faurgs:
As provas de legislação dessas bancas são apostar na literalidade da lei – cópia dos textos, mas com pequenas alterações – O candidato irá exercer sua capacidade de atenção e memorização. Pegadinhas com afirmativas que usam trechos longos da lei e trocam poucas palavras são comuns nas seleções feitas no Rio Grande do Sul.

Para criação de questões deve-se seguir um dos princípios, o da objetividade - não pode ser objeto de questão um assunto controverso, com muitas respostas possíveis – vinculação ao edital – só pode ser cobrado aquilo que foi mencionado expressamente no programa da prova – e o ineditismo – apenas questões novas, vedada a reprodução de questões anteriores.
 
  • Disciplina Informática
Fundatec:
A banca trabalha com muitas imagens, as telas dos programas são exigidas nas questões, costuma também cobrar o conhecimento dos ícones – mas normalmente ícones que não são usados costumeiramente pelos usuários -. Além disso, para o candidato chegar à resposta certa, ele terá que analisar muitas assertivas (as afirmações colocadas em números romanos I, II, III, IV...), o que faz das questões exaustivas

A Fundatec deixa a Informática por último no caderno de questões. Por isso, se o candidato tem dificuldade no assunto, é recomendável que seja a primeira a ser feita no dia da prova.

FDRH:
A FDRH costuma confundir o candidato no enunciado da questão, é preciso ler com muita atenção para compreender o que a banca está pedindo. Se entender o que é pedido, tecnicamente não será uma prova difícil.

Entre os conteúdos exigidos, um dos mais pedidos são as teclas de atalho. A dica aqui é direcionar os estudos para aqueles menos usuais do Windows e de programas como Word, Excel e seus similares gratuitos.

Faurgs:
É uma banca muito técnica, ou seja, que exige um conhecimento mais aprofundado dos candidatos sobre os conteúdos solicitados no edital. Diferente da FDRH, aqui o candidato compreende a pergunta mais facilmente, ao mesmo tempo em que é mais exigido.

Resumindo, se você não sabe o conteúdo e tenta buscar alguma dica em algum pormenor da questão para tentar chutar, terá dificuldade.

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL