Como estudar para concursos? Veja 7 dicas para retomar o ritmo em 2015

Elo logo mini

Depois de retornar das férias ou de alguns dias de descanso, por vezes é difícil retomar os estudos. Afinal, durante esses períodos, quem está estudando para concursos quer relaxar e passa a fazer várias atividades em horários diferentes da sua rotina. Vão para festas noturnas, bebem e comem mais, encontram com os amigos até tarde da noite e abrem mão da disciplina comum do concurseiro. Aprender como estudar para concursos é tão importante quanto retomar o ritmo de estudos.

Além desses (bons!) motivos, existem outras situações que tiram o ritmo dos estudos. Os problemas pessoais podem nos deixar abatidos e causar um momento de desânimo, por exemplo. O ritmo de férias ainda está presente na rotina de muitos concurseiros em 2015. Mas o que é possível fazer para recuperar a motivação para estudar e “entrar na linha” de novo? A seguir apresentamos algumas dicas infalíveis para concurseiros leigos ou experientes.


Volte lentamente à sua rotina



Faça uma transição gradual para retomar sua rotina de estudos, em vez de algo mais abrupto. Aos poucos, pegue os livros e apostilas, consulte suas vídeo-aulas, leia algumas anotações. Você pode começar com uma hora de estudo diário, depois passar para duas horas por dia na semana seguinte, e logo, mais rapidamente do que imagina, vai recuperar sua regularidade e a vontade de estudar. O importante é progredir a cada dia!


Tenha momentos de descanso



Não tente precipitar ou acelerar muito seu volume diário de coisas a se estudar, considerando que perdeu tempo enquanto estava de férias ou desmotivado. O que passou, passou, e você não deve deixar suas ações no presente o desgastem ainda mais, atrapalhando seu futuro. Portanto, não deixe de tirar momentos de descanso, como fazia normalmente. Cortar o horário de descanso não vai te ajudar a recuperar o ritmo, apenas vai diminuir seu rendimento e aumentar a frustração.


Desvie-se do que lhe tira atenção



Joguinhos de computador e Internet são hoje em dia os principais esgotadores de atenção e de tempo útil. Mas não são os únicos! Quando a pessoa está desmotivada, ela tenta adiar o bom retorno aos estudos até vendo a programação matutina e sem graça da TV. Cada um sabe o que o faz perder o precioso tempo com inutilidades. Portanto, identifique essas causas e fuja delas.


Traga coisas novas para sua rotina



Incremente seu dia a dia com coisas novas para manter a motivação. Vá a um museu, cultive um novo hábito interessante (como cozinhar, por exemplo), passe a fazer exercícios físicos – o que, inclusive, será excelente para sua memória e para potencializar o organismo. Uma nova dinâmica poderá ser muito benéfica para lhe gerar incentivo nos estudos.


Concentre-se em seus objetivos



Aprender como estudar para concurso exige dedicação e uma das melhores formas de readquirir a energia para estudar é recordando-se dos motivos que o levaram a começar a se preparar para seguir aquela carreira. Se você se concentrar em tudo que sonhou em relação à tão esperada vaga, com certeza vai tirar mais forças para recuperar seu padrão diário de estudos.


Elabore metas de estudo



Muito provavelmente, se você fez um bom planejamento de estudos, deve ter traçado metas diárias para dar cabo de certos assuntos ou disciplinas. Volte a eles com honestidade, ou faça novos planos de enfrentamento com o material que tem que estudar. Esforce-se para cumprir as metas estabelecidas para si mesmo.


Dê recompensas a si mesmo



Ao conquistar suas metas de estudo, outorgue a si prêmios ou compensações. Isso poderá ser uma simples barra de chocolate ou uma saída com os amigos, para relaxar no fim de semana. Mas poderá até ser uma nova viagem de curta duração, se o concurso para o qual estuda ainda estiver longe...

Se você der atenção e seguir à risca essas dicas, com certeza vai reencontrar a força de que tanto precisa para estudar e conquistar a tão sonhada vaga no concurso público. Como está sua motivação? Você usa outras formas para manter o foco nos estudos? Conte para a gente!

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL