Teste de aptidão física em concursos públicos

Elo logo mini

Confira algumas dicas de como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF) em concursos públicos





O teste de aptidão física (TAF) dos concursos públicos buscam avaliar se o candidato está apto ou não para concorrer ao cargo pretendido. A avaliação deve estar prevista no edital de abertura para as profissões que exigem condicionamento físico do candidato. No teste são estabelecidas determinadas atividades físicas e podem contar com flexões ou corridas com tempo mínimo a ser executado. O candito que for aprovado no teste prossegue para as próximas etapas do concurso, caso contrário é eliminado.

Para se preparar é preciso procurar especialistas no assunto para planejar bem o treinamento, que deve ser feito com antecedência e não depois de ter sido aprovado nas provas de caráter intelectual. Estabelecer um treino adequado e específico para passar no teste, o aluno consegue se organizar para adequar o tempo do treinamento com os estudos.

As duas modalidades mais cobradas no TAF são: o teste em barra física e corrida de resistência. A primeira é a que mais reprova, porque a falta de prática nesse exercício, o torna extremamente difícil de ser executado. A corrida de resistência, dependendo do edital, consiste em percorrer uma distância mínima em 12 minutos, ou o menor tempo na prova de 2.400 metros. Um dos métodos de treinamento para potencializar o rendimento é o treino polarizado, de alta intensidade e separados por longos treinos.

A dica para se sair bem é treinar regularmente, respeitando o tempo de descanso do corpo, pois treinar demasiadamente, além de não ter o ganho necessário e pode causar lesões. Faça simulações de como seria no dia do teste, para saber no que pode melhorar. Concilie os exercícios com uma alimentação saudável para reduzir a gordura corporal e melhorar seu desempenho. Procure um profissional de nutrição esportiva para ter uma dieta equilibrada.

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL