Concursos Públicos: Como escolher o mais adequado pra mim?

Elo logo mini

A escolha de qual concurso se dedicar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer no começo de sua caminhada de estudos. Para conquistar um bom cargo público, você precisa se dedicar várias horas ao dia. Por isso, é fundamental saber quais serão os concursos públicos que você vai fazer. Sua familiaridade com as matérias, a extensão do edital, a semelhança com outros concursos também devem pesar na sua decisão. Está com dificuldades nesta escolha? Confira nossas dicas:

Determine uma área

Um dos erros mais comuns de quem inicia a caminhada dos concursos públicos é “atirar pra todo lado”. Em outras palavras, prestar todos os concursos que aparecem sem nenhum critério. Esta não é uma boa ideia. A quantidade de matérias presentes do edital de apenas um concurso já é muito grande. Se você fizer concursos de uma série de áreas diferentes, vai ficar impossível cobrir a matéria de todos os editais.

O ideal é você escolher uma área e fazer apenas concursos relacionados a ela, que possuam matérias em comum e conteúdos semelhantes. Dessa forma, enquanto você estiver estudando para um concurso, vai estar também se preparando para os próximos. Por isso, você deve dedicar tempo e paciência na sua escolha. Leia os editais, converse com outros concurseiros, consulte provas anteriores.

Você deve escolher a área de acordo com as matérias que você é mais forte, sua pretensão salarial e gosto profissional. Alguns tipos de concurso, como os de fiscal, pesam bastante em matérias como contabilidade e matemática financeira. Outros, como os de controle e gestão, pesam a mão em matérias mais voltadas para as ciências humanas, como política e gestão pública.

Sua facilidade ou dificuldade nessas áreas deve ser levada em conta durante a escolha. Assim como também deve pesar o trabalho em si. A remuneração é importante, mas lembre-se que, ao passar em um concurso com um salário alto, provavelmente esse será seu emprego por muito tempo. Portanto, escolha com cuidado.

Superior ou médio?

Outra dúvida comum entre os novos concurseiros é sobre a escolha dos concurso de nível superior ou médio. Para muitos, há a impressão de que, o concurso de nível médio é mais fácil, apesar do nível salarial mais baixo. Na verdade, não é bem assim. O que acontece é que o conteúdo do edital costuma ser menor do que os concursos públicos de nível superior, mas a concorrência é maior e existem pessoas igualmente bem preparadas.

Uma opção que alguns certames possuem é o de fazer ambas as provas, já que existem casos em que elas são realizadas em horários, ou até dias, diferentes. Essa é uma boa pedida. Em geral, ao estudar para o concurso de nível superior, você já cobre boa parte do edital de nível médio também. E muitos cargos de nível médio, como os das agências reguladoras, por exemplo, possuem excelentes salários.

Você conhece a ténica da “escada”?

A “escada” nos concursos públicos é bastante controversa entre os concurseiros. Para quem não sabe, trata-se da ideia de que vale a pena fazer concursos menos concorridos e de menor remuneração para garantir um cargo público. Com o salário de um cargo menor, você teria a tranquilidade para continuar estudando e fazer concursos mais concorridos e com remuneração maior. Como subir os degraus de uma escada.

A ideia é controversa porque, para muitos, ao passar no primeiro concurso você fica mais relaxado e tem menos tempo para estudar. Não são poucos os que acabam se acomodando com a situação e deixando de fazer concursos mais difíceis. Por outro lado, pode ser desesperadora a sensação de não passar nos certames mais concorridos e a intranquilidade dessa situação pode fazer com que você realize provas ruins. A verdade é que você deve se conhecer e saber se a escada é uma boa opção para você. Para muitos funciona, para outros não. Então considere a possibilidade de utilizar a técnica da "escada".

Conseguiu decidir qual será o concurso? Reflita bastante antes de tomar essa decisão e acompanhe o nosso Guia do Concurseiro aqui no Elo Concursos, no próximo post seguimos com o passo seguinte na sua caminhada rumo ao sucesso.
 
 

Fonte: Elo Concursos

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL