Questões de concurso: Como são elaboradas?

Questões de concurso: Como são elaboradas?

Questões de concurso: Como são elaboradas?

Elo logo mini

Saiba como as questões de concurso são elaboradas!


O processo de elaboração das questões de concurso é bem criterioso e sigiloso. Os concurseiros sabem apenas o que vai ser abordado nas questões, através do edital, as bancas organizadoras não revelam os profissionais que elaboram as questões e os professores que elaboram as questões não sabem para que órgão estão fazendo a prova.

Cada banca organizadora possui um critério a ser seguido, mas a única certeza é de que todas buscam perguntas inéditas. Na maioria das vezes o professor fica responsável por elaborar questões de um determinado assunto, sem saber quais são os demais professores que estão elaborando a das outras disciplinas e até mesmo quais assuntos que elas abordam.

Os professores que realizam as questões são de universidades e muitos deles com títulos de mestrado e doutorado. A seleção desses profissionais é feito através da idoneidade, competência pedagógica, domínio do assunto, metodologia da elaboração de provas e não possuir parentesco com candidatos que farão o certame.

As organizadoras se preocupam em manter o anonimato dos elaboradores e contratam esses profissionais com exigência de sigilo. Além disso, também requisitam um maior número de questões aos professores para que depois os elaboradores selecionem as que farão parte do concurso.

O profissional selecionado fica responsável por um assunto ou disciplina e não tem acesso ao conteúdo completo da prova. As questões elaboradas por eles sempre são discutidas com a coordenação pedagógica das bancas organizadoras.

Assim que estiverem prontas, as questões passam por um revisor que formata as questões nos moldes da empresa e em seguida um professor de português revisa toda a prova. Nenhum destes profissionais conhece o elaborador e nem mesmo quais são as respostas certas. Se tudo estiver certo, o exame é impresso e passa por uma revisão final.

Caso haja alguma modificação, o material volta para a coordenação que aciona o elaborador para solicitar as mudanças devidas. Assim que efetuadas as modificações, a versão final do exame é enviada à coordenação para ser revisada novamente e só depois ser impressa para aplicação.

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL