Confira 3 vantagens dos cargos públicos em relação aos cargos privados

Elo logo mini

Os concursos públicos estão cada vez mais populares no Brasil, é cada vez maior o número de candidatos inscritos em diversos concursos, tanto de nível médio como de nível superior. No entanto, esse crescimento tem explicação: os cargos públicos oferecem alguns importantes diferenciais em relação aos empregos da iniciativa privada, confira abaixo os principais.

Estabilidade no cargo


A estabilidade é apontada por muitos como principal diferencial de um cargo no funcionalismo público. Períodos conturbados da economia, como o que o país passa atualmente, preocupam a população que acaba por optar pela estabilidade de um cargo público em vez da instabilidade gerada pelas incertezas econômicas, que é o que acontece na iniciativa privada. No entanto, é importante destacar que estabilidade não significa que o funcionário público não possa ser demitido, condutas irresponsáveis ou desonestas podem ocasionar a demissão do servidor.

Salários acima da média do mercado


As remunerações oferecidas para cargos públicos sejam eles de nível médio ou superior, usualmente estão acima da média do valor oferecido no mercado. Para candidatos recém-formados no ensino superior, a diferença é ainda maior, uma vez que os rendimentos iniciais em cargos desse nível são os mesmo de profissionais com uma longa carreira na iniciativa privada. Ainda existem algumas vagas específicas como as de juiz, fiscal de rendas, auditor fiscal entre outros cargos que oferecem rendimentos muitas vezes superiores aos oferecidos nos melhores cargos da iniciativa privada.

O acesso depende exclusivamente do próprio candidato


Um dos problemas da iniciativa privada é não premiar sempre o mais competente com os melhores cargos ou salários, variáveis como, trajetória profissional, instituição de ensino e indicações de terceiros rotineiramente são determinantes para decidir quem fica com uma vaga. No funcionalismo público é diferente: apenas os mais competentes dentro das avaliações propostas são contratados. Ainda que existam avaliações por títulos, na grande maioria dos casos o que decide a contratação do candidato é o seu desempenho nas provas, isto é, para ingressar no funcionalismo público você só depende de si mesmo.


 

Formas de Pagamento

85% de aprovação em concursos
SSL